Manter o foco no trabalho pode ser uma tarefa complicada tanto em ambiente corporativo quanto em seu home-office. A causa desta desatenção geralmente é o cansaço e um grande número de tarefas que fazem a gente ficar perdido e não saber por onde começar. Algumas técnicas podem nos ajudar a manter o foco:

1. Aplicativos que bloqueiam sites por um período

Uma das maiores distrações quando trabalhamos no computador são os sites que não tem nada a ver com nosso trabalho. As vezes entramos no YouTube ou em algum blog de humor que somente nos tirará a atenção. Para bloquear alguns sites e se manter focado pelo tempo que achar necessário alguns programas como o Freedom (MAC e Windows).

2. Mantenha horários fixos

Crie uma rotina com horários fixos de trabalho, ou seja, sempre que possível das 09:00 às 11:00 você estará trabalhando em uma tarefa/projeto X. Assim fica mais fácil planejar o dia e se concentrar no trabalho longo.

3. Ligações, chat e visitas

Converse seriamente com pessoas que insistem em bater papo sem parar no MSN, GTalk e afins. Ligações a toda hora, chats e visitas podem atrapalhar muito sua produtividade. Mantenha uma postura rígida em suas horas de trabalho.

4. Mesa limpa

Mantenha sua área de trabalho limpa e aconchegante. Um ambiente poluído pode causar inúmeras distrações desnecessárias.

5. Uma coisa de cada vez

Procure não se sobrecarregar de com várias tarefas ao mesmo tempo. Planeje seu tempo e termine uma coisa de cada vez. Você verá como é bom eliminar tarefas do seu caminho e partir para a próxima sem a culpa de uma tarefa anterior feita pela metade ou faltando “so um pouquinho para finalizar”.

Técnicas para manter o foco no trabalho
Avalie este texto