Antes de entrar nos detalhes de como elaborar uma proposta comercial, criei este artigo para entender a importância de uma reunião presencial com seu futuro cliente.
O fato é que independente do que você estiver vendendo, a conversa olho no olho é muito mais eficiente em comparação a uma troca de e-mails ou telefonemas.
Você poderá fazer as perguntas certas para entender a necessidade do cliente.
Por outro lado, o cliente também poderá sanar muito mais dúvidas, do que se fosse uma reunião remota.
Sempre preciso fazer a reunião antes de mandar a proposta comercial?
Logo no início do vídeo, explico que se você estiver vendendo um produto, que já é conhecido, e o cliente quiser apenas saber o valor e condições de pagamento, não há o porque você desprender tempo escrevendo uma proposta minuciosa ou tendo reuniões presenciais.
Neste caso, apenas envie a proposta comercial resumida – mais conhecida como orçamento ou cotação.
Nesta proposta, você não precisa detalhar os problemas que seu produto irá resolver e qual será o plano de ação.
Nesta etapa, o cliente quer saber apenas o valor e condições, pois o produto ele já conhece.
Agora, na maior parte dos casos, seu serviço precisa ser explicado e você precisa entender como ele se encaixa nas necessidades do cliente.
É aí que entra a reunião presencial com uma boa apresentação comercial preparada.