Um plano de negócios possui dois objetivos principais:
- planejar como sua empresa irá se desenvolver, como irá lucrar, quais são os modelos de negócio, quando ocorrerá o break even (quando seus lucros ultrapassarem o valor investido)
- atrair investimento para criação da empresa, ou angariar fundos para capital de giro
Existem negócios bem estabelecidos e que possuem um modelo de negócios bastante previsível: padarias, cafeterias, lojas de varejo, etc.
Nestes casos, o plano de negócios é mais simples de criar – mas não menos trabalhoso. Como muitos fatores já foram testados por outros empreendedores, será mais fácil buscar informação e você terá menos chances de errar em suas previsões do plano.
Entenda que o plano de negócios, é um documento de previsões. São previsões baseadas em estudos, mas continuam sendo palpites educados.
E para negócios inovadores / startups?
Se para empresas com modelos já conhecidos pelo mercado, costuma ser trabalhoso criar um plano de negócios acertivo, imagine para uma empresa que ainda nem sabe direito quais serão as formas de ganhar dinheiro.
Neste caso, um modelo de negócios para a startup pode ajudar a entender como sua empresa irá funcionar. Mas é algo que pode mudar durante o dia-a-dia dos negócios.
Um plano de negócios aqui, serve muito mais para você organizar suas ideias acerca da empresa, do que para planejar corretamente o break even e o fluxo de caixa necessários daqui a 1 ano.
As coisas podem mudar drasticamente em seus negócios durante esse tempo.
Modelo de plano de negócios
Como dito acima, o plano de negócios é uma ótima ferramenta de organização para sua empresa.
Então, nada mais lógico do que usar um modelo bem definido e estabelecido. Sugiro que você dê uma olhada nesta incrível planilha de plano de negócios, da LUZ:
✅ Veja a planilha em Excel agora
Você vai encontrar recursos como:
- Registro de dados gerais do negócio e aspectos legais
- Modelo de Negócio e Curva de Valor
- Planejamento Estratégico (usando análise SWOT)
- Precificação de Produtos e Serviços
- Plano Financeiro
- Dashboard de Viabilidade
- Sumário Executivo