Neste post, veremos os detalhes da análise SWOT. Além da explicação sobre a matriz SWOT, deixo um link para baixar os modelos prontos para você criar suas análises SWOT no PowerPoint ou Google Slides.

A análise SWOT – também conhecida como Matriz SWOT – é uma técnica de planejamento que ajuda a entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa ou do profissional.

Como criar uma Matriz SWOT

Assim como o nome sugere, trata-se de uma Matriz com quatro quadros (2×2). Cada quadro irá conter elementos categorizados como sendo as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças do objeto que estamos analisando: pode ser um negócio, empresa, produto, serviço ou mesmo uma pessoa.

Você pode usar o modelo de análise swot que deixei para download aqui, a fim de definir o plano do nicho de atuação da sua empresa ou traçar um plano de carreira para si.

Por exemplo, como tirar melhor proveito de suas habilidades? Como diminuir ao máximo suas fraquezas? Chamamos isso de análise SWOT pessoal.

Neste artigo vou falar como usar a análise SWOT para fazer verificar o potencial de uma empresa ou seu plano de negócios.

Baixar modelo de Análise SWOT em PowerPoint

Veja um exemplo (modelo) de análise SWOT

Planilha de Análise SWOT em Excel

Vamos ver alguns casos de empresas de sucesso e simular como o SWOT seria aplicado a elas.

A sigla SWOT é a abreviação de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats – em português – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Esta ferramenta foi criada por Albert Humphrey nos anos 1960 e continua sendo muito útil nos dias atuais como um forma de definir as estratégias de uma empresa.

Análise SWOT para empresas

Logo de cara percebemos que o poder da análise SWOT está em sua simplicidade. Rapidamente pode-se entender e começar a usar na prática.

A matriz SWOT irá nos dar uma visão clara das oportunidades onde devemos investir e faz entender os problemas que devemos solucionar com urgência. Para lhe ajudar a formular sua primeira análise, você pode baixar o modelo que fiz:

A seguir, vamos entender as 4 vertentes da análise SWOT.

Strengths (Forças)

  • Quais são as vantagens que sua empresa possui – em suma – quais são suas forças?
  • O que você faz melhor que a concorrência?
  • Quais são os serviços / produtos únicos (ou de custo menor que o da concorrência) que você oferece?
  • O que as pessoas de fora enxergam como suas forças principais?

Weaknesses (Fraquezas)

  • O que você poderia melhorar?
  • O que você deveria evitar?
  • O que as pessoas de fora enxergam como suas principais fraquezas?
  • O que a concorrência faz melhor que você?


Opportunities (Oportunidades)

  • Quais são as oportunidades que você enxerga dentro da sua área de atuação?
  • Existem eventos locais que podem contribuir para seu negócio?
  • Existe alguma mudança legislativa que pode lhe beneficiar?
  • Existem oportunidades tecnológicas que podem lhe beneficiar?

Threats (Ameaças)

  • Quais são os maiores obstáculos para seu crescimento?
  • O que a concorrência está fazendo e que pode ameaçar seu progresso?
  • Mudanças tecnológicas, podem impactar negativamente no seu sucesso?
  • Você possui um sólido suporte financeiro?

Dicas importantes para a Análise SWOT de negócios

Se você está fazendo uma análise SWOT mais séria (voltada para negócios), certifique-se de seguir estas dicas:

  • Considere inserir apenas fatos embasado em dados. Ao invés de falar “Bom custo x benefício”, use “Economia de 20% no consumo de combustível”
  • Seja o mais breve possível nas descrições das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Elimine as informações redundantes e liste tudo de forma resumida e objetiva
  • Aplique a análise SWOT de forma a atacar um nicho específico dentro do seu negócio. Por exemplo: ao invés de fazer uma análise da empresa como um todo, comece analisando um produto / serviço específico primeiro

Exemplo de análise SWOT para uma start-up

Vamos fazer uma rápida análise SWOT para uma pequena start-up de consultoria ou mesmo uma start-up de agência digital.

Strengths (Forças)

  • Somos capazes de responder de forma rápida aos desejos de nossos clientes, sem passar por diversas etapas de aprovação da gerência. Temos processos ágeis.
  • Nosso serviço de atendimento ao consumidor é muito focado e pessoal.
  • Nosso consultor-chefe possui um ótimo histórico no mercado.
  • Podemos mudar de direção rapidamente se percebermos a necessidade para tanto.
  • Não temos custos altos, fazendo com que nosso preço final seja muito competitivo.

Weaknesses (Fraquezas)

  • Nossa empresa é nova e não possui muita penetração no mercado.
  • Nossa equipe é pequena e não possui superstars na área técnica.
  • Podemos ser surpreendidos pelo não comparecimento ou saída de algum membro vital da equipe.
  • Nosso fluxo financeiro será muito baixo no primeiro momento.

Opportunities (Oportunidades)

  • Nosso setor está em plena expansão.
  • O governo local está implantando medidas fiscais para impulsionar nossa área.
  • Nossos concorrentes diretos podem demorar para adotar as novas tecnologias já usadas por nós.

Baixar modelo de Análise SWOT em PowerPoint

Threats (Ameaças)

  • A tecnologia pode mudar tão rapidamente que nós não conseguiremos acompanhá-la, assim como nossa concorrência.
  • Uma leve mudança no foco de um concorrente grande, poderia nos tirar dos negócios facilmente.

O resultado desta análise SWOT, é a informação clara que a principal vantagem competitiva da start-up é sua agilidade e custos baixos, focando muito no mercado local.

Não se deve pensar em expandir logo de cara e tentar desafiar grandes players do mercado, antes de se consolidar em um nicho local.

Resumo sobre a análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta simples, mas poderosa para acelerar a análise de forças vs fraquezas de um negócio, produto ou mesmo sua carreira profissional.

O foco do SWOT está em analisar suas forças, minimizar fraquezas e aproveitar ao máximo as oportunidades disponíveis.

Quando se começa uma análise SWOT, seja realista e rigoroso em todos os critérios. Seja bastante objetivo e embasado em dados.

Entendendo os resultados da matriz SWOT

Um ótimo artigo que fala sobre a matriz SWOT e como seus dados devem ser interpretados é: Como fazer uma análise SWOT, do site Ignição Digital.

Modelo de análise SWOT para download

Agora que você já sabe o que é como funciona a “Matriz FOFA” (iniciais SWOT em tradução livre para o português), pode baixar alguns modelos que criei em formato PPTX (também coloquei um link para ver direto no Google Docs).

Outros modelos disponíveis neste site

Além destas planilhas, disponibilizo neste site outros modelos: propostas comerciais, apresentação de slides, etc. A maioria é de fabricação própria:

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