A melhor maneira de responder a uma solicitação de orçamento para prestação de serviços, é enviar o documento no mesmo dia, pois seu cliente não está cotando apenas com você.

Pensando nisso, criei este modelo de orçamento para prestadores de serviços, que pode ser baixado grátis e editado no Word ou no Google Docs.

Como criar um orçamento de prestação de serviços

Um orçamento de prestação de serviços, geralmente é mais complexo do que um orçamento de produtos bem conhecidos e que não oferecem grandes personalizações.

O serviço – quase sempre – é feito sob medida para as necessidades específicas do cliente. Então, na hora de criar o orçamento, são levados em conta:

  • dificuldade de realização do serviço
  • características únicas do cliente ou do ambiente de realização do serviço
  • quantidade de visitas físicas para realização do serviço

 

👉 Baixe o modelo de Orçamento em Word

Gostaria de ver o modelo em Excel

Como cobrar pelo serviço: horas ou pacote fechado?

Muitas vezes, os serviços são baseados em horas de trabalho, mas nem sempre isso representa o trabalho realizado e pode ficar inviável tanto para o cliente, quanto para o prestador – dependendo do caso.

Um exemplo: para corrigir um problema elétrico, pode até demorar 10 minutos, mas isso ocorre porque o profissional já se deparou com tal problema inúmeras vezes, porque gastou bastante com estudos a respeito e executou com tal velocidade por mérito.

Não é justo cobrar a hora fracionada. No mínimo, o valor cobrado deve ser de 1 hora técnica do profissional.

Então minha dica é: tenha valores fechado para sua hora, mas também tenha valores aproximados para cada tipo de serviço. Isso só vai se desenvolver com tempo e com sua experiência, mas é a forma correta.

Complexidade do orçamento

Se for um serviço corriqueiro, que não precisa de grande personalização e muito estudo sobre o cliente e seu mercado, um orçamento simples vai dar conta do recado: descrição básica e valores.

Mas se você precisa persuadir seu cliente e mostrar uma solução única para seus problema, é melhor trabalhar mais o conteúdo do orçamento.

Orçamento ou Proposta Comercial?

Na realidade, o termo orçamento de prestação de serviços não é o correto para a finalidade de definir um valor a ser cobrado do cliente.

Esse documento, chama-se proposta comercial, e não orçamento. Popularmente, acostumamos a chamar esse documento desta forma, mas é um uso errado do ponto de vista técnico.

Também achamos que a proposta comercial é muito complexa e desnecessária. Mas saiba que mesmo um documento com descrição básica e tabela de serviços / preços, já é considerado como proposta comercial.

Modelo de Orçamento para Prestação de Serviços em Excel (premium)

Se você quiser ainda mais praticidade na hora de enviar suas propostas (orçamentos), pode usar uma planilha em Excel.

Orçamento feitos numa planilha Excel acabam sendo mais prático do que os modelos em Word, pois fazem cálculos de forma automática, podem “lembrar” de serviços anteriormente usados e muito mais.

👉 Baixe a planilha de Orçamento em Excel

Modelo de Orçamento para Prestação de Serviços (2 modelos em Word e Excel)
5 (100%) 5 votos