Primeiramente vou apresentar a anatomia de uma proposta comercial. Depois vou explicar os objetivos e conteúdos de cada seção da proposta.

Em seguida você poderá fazer o download do modelo de proposta comercial em Word (.docx) que uso para conquistar novos clientes.

Este exemplo de proposta comercial pode ser adaptado para propostas de consultorias, prestação de serviços, design de interiores, arquitetura, etc.

Nesta proposta, vamos especificar os detalhes de projeto, cronograma e valores de um software. Após a primeira reunião, as especificações de cada módulo do software ainda não foram fornecidas pelo cliente.

Sendo assim, esta proposta comercial fornece um visão geral destes módulos para que o cliente possa ver se está tudo correto.

Baixe o modelo de proposta comercial em Word

Na prática, após aprovação do cliente, o correto é realizar uma nova reunião para definir detalhadamente o conteúdo de cada módulo e atualizar a primeira proposta com estes detalhes.

Uma proposta comercial deve ser clara e objetiva. Absolutamente tudo que o projeto abrangerá deve ser explicitado nela. Este documento serve de garantia tanto para você quanto para seu cliente – podendo ser usado como anexo do contrato de prestação de serviços (veja um modelo de contrato aqui).


Vamos agora ver os principais itens que devem compor uma boa proposta comercial:

1. Descrição geral do projeto

Você deve descrever qual é o problema enfrentado pelo cliente. Frequentemente eu me refiro a este problema como “a dor do cliente”, pois remete a uma dor física e desta forma podemos relacionar o nosso projeto como um remédio para aquela dor específica.

Você está escrevendo esta proposta para resolver a dor do cliente. Então nesta seção mostre que você entendeu esta dor descrevendo-o de forma rápida e em seguida dê uma visão geral de quais ações irá tomar para resolver esta dor.

2. Requisitos de implementação do projeto

Como você pretende implantar o projeto, quais as necessidades físicas, o que o cliente deve fornecer em termos de material e o que você fornecerá como estrutura do projeto
Suporte e treinamento

Especifique se será dado um treinamento, se ele está incluso no custo da proposta e diga como será oferecido o suporte durante e pós implantação do projeto

 3. Estrutura organizacional

Escreva aqui os “módulos” do projeto. É importante modular um projeto para que o cliente tenha uma visão separada de cada parte do trabalho. Um exemplo de modulação seriam as áreas de um software para um projeto de TI ou então áreas da casa pra um projeto de móveis planejados.

Para uma proposta de arquitetura, o ideal seria até mesmo mudar o nome desta seção para “Etapas do projeto”, detalhando quais serão as etapas que compreendem o serviço.

4. Serviços e valores

Descreva os serviços que serão desenvolvidos ou os produtos vendidos especificamente para esta proposta. Aponte quais itens são opcionais para que o cliente sinta-se no controle do que ele pode gastar. Separe os preços pagos uma única vez e preços recorrentes (mensalidades, anuidades, etc).

5. Condições de fornecimento

Informe o custo total e/ou modular do projeto. Diga qual o prazo de entrega e preveja um cronograma para a implantação do projeto. Com base neste cronograma o cliente poderá lhe cobrar prazos e você poderá sempre manter um controle sobre o andamento do seu trabalho.

6. Informações sobre sua empresa e clientes

Algumas empresas gostam de incluir informações sobre a empresa e casos de trabalhos anteriores. Particularmente eu apresento este tipo de informação em reunião presencial com o futuro cliente ao invés de “encher linguiça” no documento. Caso queira inserir este tipo de informação na proposta, faça isto mais para o final da mesma. Lembre-se de que o cliente é ocupado e quer ir direto ao ponto.

Vale lembrar que uma versão não editável deve ser enviada ao cliente. Crie um arquivo PDF para enviar a proposta.

Modelo de Proposta Comercial

Baixe o modelo de uma proposta de serviços em formato Word (.docx)

 

Valor jurídico de uma proposta comercial

O valor jurídico de uma proposta comercial é conhecido e amplamente aceito, porém é interessante explicitar esta informação com termos e leis concretas. Li um artigo que fala sobre a validade jurídica de uma proposta e o mesmo diz que a proposta é parte integrante da etapa “pré-contratual”, onde ocorrem as tratativas e negociações entre as partes (art. 427 a 435, do Código Civil).

Mesmo que você faça um contrato após o aceite da proposta, as partes devem honrar suas obrigações determinadas previamente na proposta. Fonte.

Geralmente a proposta é anexada ao próprio contrato.

Elabore uma boa apresentação para sua proposta comercial

É muito importante apresentar sua proposta de forma profissional. Veja e baixe gratuitamente um modelo de apresentação em PowerPoint totalmente personalizável.

——

Vamos ver como funciona na prática? 🔨

Veja um modelo de proposta específico para software

Já conversou com seu cliente e está pronto para criar a proposta comercial?

Não tem certeza de onde começar e como escrever sua proposta? Leia este artigo com um exemplo de proposta que eu criei para um prospect.

Esta foi uma proposta comercial que enviei no começo do ano para um prospect (possível cliente).

Tivemos uma rápida reunião via Skype, onde consegui pegar os requisitos básicos para esboçar a primeira versão da proposta.

Baixe esta proposta comercial agora (em .docx)

Este é exatamente o modelo de proposta comercial, que usei para ele ver meu entendimento sobre seu mercado, bem como o plano de ação que eu defini para o projeto do site.

Abaixo disponibilizo o conteúdo da proposta na íntegra, com alguns comentários. Caso preferir, você já pode fazer o download deste modelo de proposta em Word.

1. Introdução

A necessidade primária do cliente é de promover, criar uma base de usuários e vender online um novo produto para tratamento capilar. É essencial que o website transmita profissionalismo, segurança e forneça extrema facilidade de uso para que o visitante (lead) seja convertido em consumidor em poucos passos.

Para tanto, o projeto deve compreender a criação de marca / identidade visual, um website institucional + e-commerce, um plano de divulgação online com mídias sociais, ações de SEM (Search Engine Marketing) e um trabalho personalizado de SEO (Search Engine Optimization).

A presente proposta tem o objetivo de apresentar a etapa de desenvolvimento de marca / identidade visual e do website institucional + e-commerce. As etapas de divulgação no meio digital deverão ser melhor discutidas e compreendidas para que seja possível formular uma proposta.

2. Descrição do projeto

A identidade visual, será desenvolvida para que ela transmita profissionalismo e comunique de forma clara o objetivo da empresa. Neste momento, será preciso também escolher o nome da empresa e seu correspondente na web com um domínio .com ou .com.br.

Ao mesmo tempo em que a identidade estiver sendo desenvolvida, trabalharemos em um esqueleto de navegação e usabilidade do website – que posteriormente irá incorporar os elementos da identidade visual aprovados pelo cliente.

Modelo para proposta comercial

O website será responsivo, ou seja, deverá se adaptar e permitir seu uso em telas grandes, médias e pequenas (computadores, notebooks, tablets e smartphones). As tecnologias base utilizadas serão todas abertas e amplamente adotadas pelo mercado: PHP (Laravel), HTML5, CSS3, JavaScript (jQuery) e MySQL. A hospedagem do website poderá ser em servidor NGINX, Apache ou IIS.

Todo o código do site, será escrito para otimizar sua exibição em buscadores como o Google. Publiquei um artigo no blog, apresentando um estudo de caso com sites de imobiliárias e suas otimizações de SEO on page.

3. Cronograma e plano de trabalho

Dia 1 ao dia 15:

[1] criar logo com base no nome e na proposta de negócios da empresa

[2] criação de um mockup (esboço) funcional e navegável do site, sem identidade visual. Aqui o cliente poderá testar na prática como será a apresentação da empresa, apresentação dos produtos e como será o funil de venda

Dica: cada item deste cronograma deve ser aprovado pelo cliente, antes de partir para o próximo. Isso dará a certeza que você está conduzindo o projeto na direção que o cliente deseja, além de evitar contradições e retrabalho no futuro.

Basta um enviar um e-mail com o resumo do que foi feito e pedir para que o cliente dê seu “OK” e que autorize partirmos para a próxima etapa.

Dia 16 ao dia 25:

[3] criar pacote visual com exemplos de aplicação do logo (folder, pastas e site)

[4] implementar pacote visual no website previamente definido no item [3]

[5] publicar site com informações sobre a empresa, explicação básica do produto inicial e informações de contato. Esta etapa depende de uma hospedagem já contratada pelo cliente e um domínio .com / .com.br (ou similar) já registrado.

O registro do domínio será feito pela AKOP sem ônus para o cliente, mediante pagamento de R$ 40,00 ao Registro.br (pagamento feito uma vez ao ano).

A contratação e configuração de hospedagem, poderá ser feita pela AKOP – os valores estão detalhados no item 4. Suporte e treinamento, desta proposta.

Dia 26 ao dia 40

[6] painel online de acesso restrito para incluir, alterar e excluir produtos

[7] implementação do sistema de pagamento PagSeguro: esta etapa será concluída quando o cliente finalizar o cadastro e regularização da conta junto ao PagSeguro. Este item pode ser desenvolvido concomitantemente com o item [8]

[8] painel de controle das vendas realizadas, com totais de vendas e possibilidade de alterar o status do pedido do cliente (aguardando pagamento, preparando para envio, enviado, recebido, devolvido) e envio do código de rastreio

4. Suporte e treinamento

O suporte será fornecido tanto no período de desenvolvimento e testes quanto no período de operação real do site (chamamos esta fase de “produção”). Nosso suporte consiste em apoiar o cliente e realizar modificações solicitadas tanto de âmbito corretivo quanto incremental.

Qualquer dúvida técnica ou operacional poderá ser tratada via e-mail ou telefone, de segunda à sexta em horário comercial. Reuniões presenciais durante o período de desenvolvimento não terão ônus para o cliente desde que não excedam o total de 10h / mês.

Assim que o projeto sair do período de desenvolvimento e entrar em produção (quando o site for publicado e todos os compromissos da AKOP forem cumpridos junto à contratante), o cliente pode escolher dentre os seguintes planos de manutenção mensal (nenhum destes é obrigatório):

Plano de manutenção A1 (R$ 250,00 / mês)
  • Treinamento in-loco de até 4 horas sem ônus para o cliente
  • Suporte via telefone e e-mail ilimitado;
Plano de manutenção A2 (R$ 550,00 / mês)
  • Todos os itens do plano A1 +
  • Hospedagem, instalação e configuração do site em ambiente “cloud computing” com segurança dos dados e redundância para não haver interrupção do serviço (servidores Digital Ocean)
  • Compra, instalação e atualização de Certificado SSL de até 256Bits (Comodo)
  • Backup diário dos dados (Amazon S3 e/ou Amazon Glacier);
  • Monitoramento para manter o sistema sempre online;
  • Serviço de e-mail Zoho Mail para com até 25 contas de e-mail @seudomínio.com
    • o cliente pode optar pelo serviço de e-mail do Google Suite que custa US$ 5 por usuário por mês, pago em separado ao Google

observação: visitas técnicas e treinamentos futuros, deverão ser orçados à parte

Dica: procure oferecer mais de uma opção para o aceite do cliente. Se possível, separe o serviço como um todo em módulos. Por exemplo, dentro da mesma proposta separe:

  • Desenvolvimento do site (valor X)
  • Campanha SEM (valor Y)
  • Gestão de redes sociais (valor Z)

No presente caso, eu não fiz esta estratégia, pois ainda não tinha pleno conhecimento do mercado do meu cliente. Ainda precisaria de algumas reuniões para entender bem e formular a estratégia na proposta comercial.

5. Investimento

Para criação da identidade visual e website + e-commerce:R$ 15.500,00
entrada de 40% + 60% na entrega
Manutenção & Suporte mensal:A1: R$ 250,00 / mês

A2: R$ 550,00 / mês

Prazo de entrega do projeto completo:40 dias úteis a contar da data de pagamento da entrada
Garantia:360 dias – neste período, toda e qualquer reparação necessária no sistema, decorrente de falha de programação será realizada sem ônus para o cliente.
Validade da proposta:10 (dez) dias corridos a partir da data de emissão deste documento

Dica: nunca comece o serviço sem antes receber um sinal. Este é o erro mais comum dos prestadores de serviço de primeira viagem 😉

Se o cliente é sério em relação ao projeto, ele não terá problema algum em pagar o sinal inicial.

Isto sela o compromisso e dá um “gás” ao profissional.

6. Considerações finais

O sistema ora proposto é passível de expansão e adaptável às necessidades específicas da área de negócios do cliente. Fotos, ilustrações e textos, de responsabilidade da contratante, devem ser apresentados dentro das datas negociadas de comum acordo entre as partes, para que possamos cumprir rigorosamente o cronograma de desenvolvimento e conseqüente entrega do projeto na data programada, constante neste documento.

Será traçado um plano personalizado para divulgação da empresa e seu site em mídias sociais, motores de busca e outras propagandas cabíveis. Este plano poderá ser criar durante ou ao final do desenvolvimento do presente projeto, destinando a ele uma proposta comercial em separado.

Atenciosamente,

Alexandre I. Kopelevitch                                                          XX de MÊS de ANO

 

Baixe esta proposta comercial agora (em .docx)

 

Mais um vídeo sobre propostas comerciais

Este aqui é outro vídeo que fiz, falando sobre os objetivos de uma proposta comercial.

Foi meu primeiro vídeo falando sobre uma proposta comercial.

Modelo de Proposta Comercial em Word
5 (100%) 1 voto