Primeiramente vou apresentar a anatomia de uma proposta comercial. Depois vou explicar os objetivos e conteúdos de cada seção da proposta.

Em seguida você poderá fazer o download do modelo de proposta comercial em Word (.docx) que uso para conquistar novos clientes.

Baixe o modelo de proposta comercial em Word

Este exemplo de proposta comercial pode ser adaptado para propostas de consultorias, prestação de serviços, design de interiores, arquitetura, etc.

Nesta proposta, vamos especificar os detalhes de projeto, cronograma e valores de um software. Após a primeira reunião, as especificações de cada módulo do software ainda não foram fornecidas pelo cliente.

Sendo assim, esta proposta comercial fornece um visão geral destes módulos para que o cliente possa ver se está tudo correto.



Na prática, após aprovação do cliente, o correto é realizar uma nova reunião para definir detalhadamente o conteúdo de cada módulo e atualizar a primeira proposta com estes detalhes.

Uma proposta comercial deve ser clara e objetiva. Absolutamente tudo que o projeto abrangerá deve ser explicitado nela. Este documento serve de garantia tanto para você quanto para seu cliente – podendo ser usado como anexo do contrato de prestação de serviços (veja um modelo de contrato aqui).


Baixe o modelo de proposta comercial em Word

Vamos agora ver os principais itens que devem compor uma boa proposta comercial:

1. Descrição geral do projeto

Você deve descrever qual é o problema enfrentado pelo cliente. Frequentemente eu me refiro a este problema como “a dor do cliente”, pois remete a uma dor física e desta forma podemos relacionar o nosso projeto como um remédio para aquela dor específica.

Você está escrevendo esta proposta para resolver a dor do cliente. Então nesta seção mostre que você entendeu esta dor descrevendo-o de forma rápida e em seguida dê uma visão geral de quais ações irá tomar para resolver esta dor.

2. Requisitos de implementação do projeto

Como você pretende implantar o projeto, quais as necessidades físicas, o que o cliente deve fornecer em termos de material e o que você fornecerá como estrutura do projeto
Suporte e treinamento

Especifique se será dado um treinamento, se ele está incluso no custo da proposta e diga como será oferecido o suporte durante e pós implantação do projeto

 3. Estrutura organizacional

Escreva aqui os “módulos” do projeto. É importante modular um projeto para que o cliente tenha uma visão separada de cada parte do trabalho. Um exemplo de modulação seriam as áreas de um software para um projeto de TI ou então áreas da casa pra um projeto de móveis planejados.

Para uma proposta de arquitetura, o ideal seria até mesmo mudar o nome desta seção para “Etapas do projeto”, detalhando quais serão as etapas que compreendem o serviço.

4. Serviços e valores

Descreva os serviços que serão desenvolvidos ou os produtos vendidos especificamente para esta proposta. Aponte quais itens são opcionais para que o cliente sinta-se no controle do que ele pode gastar. Separe os preços pagos uma única vez e preços recorrentes (mensalidades, anuidades, etc).

5. Condições de fornecimento

Informe o custo total e/ou modular do projeto. Diga qual o prazo de entrega e preveja um cronograma para a implantação do projeto. Com base neste cronograma o cliente poderá lhe cobrar prazos e você poderá sempre manter um controle sobre o andamento do seu trabalho.

6. Informações sobre sua empresa e clientes

Algumas empresas gostam de incluir informações sobre a empresa e casos de trabalhos anteriores. Particularmente eu apresento este tipo de informação em reunião presencial com o futuro cliente ao invés de “encher linguiça” no documento. Caso queira inserir este tipo de informação na proposta, faça isto mais para o final da mesma. Lembre-se de que o cliente é ocupado e quer ir direto ao ponto.

Vale lembrar que uma versão não editável deve ser enviada ao cliente. Crie um arquivo PDF para enviar a proposta.

 

Modelo de Proposta Comercial

Baixe o modelo de uma proposta de serviços em formato Word (.docx)

 

Como escrever uma proposta comercial para consultoria (marketing digital, SEO, etc)

Publiquei um post falando como criar uma proposta específica para consultorias. Este modelo será muito útil para consultores freelancer e agências digitais que precisam criar ou reparar sites, criar campanhas de marketing digital (SEO e SEM).

Mas se você está em outro ramo de atividade, basta seguir os passos descritos neste artigo. Lembre-se que a proposta comercial não possui uma receita de bolo.

 

“O principal objetivo da proposta comercial é de informar ao cliente como você resolverá o problema dele”

Valor jurídico de uma proposta comercial

O valor jurídico de uma proposta comercial é conhecido e amplamente aceito, porém é interessante explicitar esta informação com termos e leis concretas. Li um artigo que fala sobre a validade jurídica de uma proposta e o mesmo diz que a proposta é parte integrante da etapa “pré-contratual”, onde ocorrem as tratativas e negociações entre as partes (art. 427 a 435, do Código Civil).

Mesmo que você faça um contrato após o aceite da proposta, as partes devem honrar suas obrigações determinadas previamente na proposta. Fonte.

Geralmente a proposta é anexada ao próprio contrato.

Elabore uma boa apresentação para sua proposta comercial

É muito importante apresentar sua proposta de forma profissional. Veja e baixe gratuitamente um modelo de apresentação em PowerPoint totalmente personalizável.

Outro vídeo sobre propostas comerciais

Este aqui é outro vídeo que fiz, falando sobre os objetivos de uma proposta comercial.

Modelo de Proposta Comercial em Word
5 (100%) 1 voto