Você precisará elaborar um carta de apresentação comercial (também chamado de e-mail de apresentação da empresa). Seu intuito é apresentar de forma rápida, o que sua empresa pode fazer pelo cliente.

Mas como abordar um possível cliente, sem ter feito uma reunião presencial antes?

Neste post você irá encontrar um modelo para esta carta de apresentação que usei muitas vezes – e consegui iniciar negociações através desta abordagem.

O modelo de e-mail de apresentação, poderá ser usado para introduzir sua empresa ou apresentar seus serviços profissionais.

Baixe o modelo e-mail de apresentação comercial

A carta de apresentação da empresa deve ser muito objetiva e relativamente curta. Muito provavelmente você estará enviando esta carta sem ao menos ter conversado pessoalmente com a pessoa que irá recebê-la.

Isto é errado. Por mais difícil que seja entrar em contato com esta pessoa, você deve fazer de tudo para conseguir ao menos uma conversa por telefone.

Feito isso, ao enviar sua carta de apresentação, você terá chances muito maiores de conseguir a atenção necessária e leitura do seu material.

Baixar apresentação comercial em PowerPoint

Vídeo explicando a carta de apresentação da empresa

Modelo de carta de apresentação da empresa

Prezado(a) interlocutor(a),

Identifiquei em nossa conversa que vocês|você|seu departamento|sua empresa precisam resolver o problema XYZ.

Tenho certeza que eu possuo as ferramentas e know-how para resolver exatamente este problema.

Criei uma rápida apresentação da minha empresa e anexei no e-mail em PDF (não tem mais de 4 páginas).

Me responda para quando podemos marcar uma conversa pessoalmente para que eu possa sanar possíveis dúvidas e sugerir um plano de ação imediato.

Atenciosamente,

Seu nome, empresa/cargo

Dados de contato (tel, e-mail, site)

Vamos analizar este texto e quais são os pontos chave dele?

Comece com a solução

Não comece falando sobre você ou falando sobre o documento que está mandando. Comece falando sobre o cliente. Todos gostam de falar sobre si e todos gostam de ouvir sobre si.

Poucas pessoas gostam de ouvir os problemas dos outros. Por outro lado, todos gostam de escutar elogios e formas de resovler seus próprios problemas.

Esta é a mesma dica que dou para escrever uma boa proposta comercial. Foque em como resolver o problema.

Diga o que há neste e-mail

Explique o conteúdo do seu e-mail. Você irá descrever tudo no corpo do e-mail, ou você preparou uma bela apresentação comercial em power point?

Recomendo fortemente que você opte por uma linda apresentação em power point.

No link a baixo você pode baixar um modelo de apresentação comercial que fiz e disponibilizo de forma gratuita. Este modelo tem 26 slides.

Baixe o modelo de apresentação comercial em Power Point (26 slides)

Defina uma ação a ser tomada

Não deixe de definir uma ação a ser tomada pelo cliente. Ele deve saber extamante qual é o próximo passo depois de ler sua apresentação.

Muitas vezes o possível cliente irá ler seu material, mas não vai tomar nenhuma ação. Isso é normal – não se chateie.

Espere entre 24 e 48 horas para entrar em contato para saber quando poderá conversar pessoalmente, tirar dúvidas ou prosseguir com seu processo de apresentação da empresa.

Este é o famoso follow up: entrar em contato sem deixar o processo esfriar. O cliente ainda terá tudo muito fresco em sua mente e você terá muito mais chances de fechar negócio.

Outros modelos de documentos

Espero que este modelo para carta de apresentação da empresas tenha sido útil a você!

Se você fechar negócio, poderá usar usar o modelo de contrato para prestação de serviços e o modelo de análise SWOT que criei.

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