A maior parte dos currículos peca pela falta de uma carta de apresentação. O modelo de currículo padrão que todos conhecem, mostra seções básicas como: Objetivo, Formação e Cursos, Experiência e Idioma(s).

Mas este tipo de modelo não condiz com as necessidades de hoje: os recrutadores e profissionais do RH.

Eles não querem mais receber textos como

  • “meu objetivo é crescer profissionalmente com esta oportunidade”
  • “busco aplicar meus conhecimentos neste cargo”
  • “acredito que minhas habilidades serão bem aproveitadas neste cargo”, etc.

⬇️  Baixar Carta de Apresentação em Word

É preciso explicar porque suas habilidades são tão indispensáveis assim para aquela vaga. Como escrevi no artigo sobre um modelo de currículo, você deve encarar o CV como uma instrumento de vendas.

Isso significa que deve-se usar técnicas de persuasão para chamar atenção para suas habilidades. O melhor instrumento de persuasão escrito, é a carta de apresentação do seu currículo.

A Carta de Apresentação para Currículos

A carta de apresentação nunca foi algo obrigatório no processo de seleção dos candidatos do Brasil.

Porém, em países como o Canadá e EUA, por exemplo, trata-se de um item obrigatório para qualquer candidato(a), há muito tempo.

Para se ter uma ideia, os recrutadores destes países nem olham o CV dos candidatos que não escrevem a carta de apresentação – fica a dica para quem está enviando currículos ao exterior. Em inglês, esta carta chama-se Cover Letter.

O texto da carta de apresentação, deve ser objetivo: você deve explicar como suas habilidades profissionais serão usadas para a vaga em questão. A dica número 1 é não ser genérico, ou seja, você precisa escrever uma carta de apresentação personalizada para cada vaga a qual irá se candidatar.

Como enviar a carta de apresentação

Ao enviar seu currículo por e-mail, você pode escrever sua carta de apresentação no corpo da mensagem. Desta forma, você ganha mais chances de ter seu CV realmente aberto e avaliado.

Ainda assim, não deixe de colocar a carta como um anexo extra. Você irá enviar um arquivo com a carta e outro arquivo com o CV em anexo.

Modelos de cartas de apresentação

Veja alguns exemplos de cartas de apresentação. Se você tiver um exemplo, contribua nos comentários no final deste post. Vamos colocar os melhores exemplos neste artigo, com os devidos créditos!

Exemplo de carta de apresentação para Assistente Administrativo

Requisitos no anúncio da vaga (escritório de advocacia):

Enviar, solicitar, receber e controlar materiais e documentos diversos, elaborar relatórios em geral, realizar lançamentos diversos no sistema da empresa, preparar eventos, realizar tabulação, lançamento e atualização de planilhas.

Ideias para a carta de apresentação neste caso:

Prezado(a) Nome da pessoa Responsável,

Encontrei seu anúncio para preencher a vaga de Auxiliar Administrativo.

Acredito que preencho os requisitos solicitados, pois já trabalhei em escritórios de advocacia, tendo que gerar inúmeros relatórios diariamente em dois sistemas diferentes. Possuo experiência tanto com sistemas específicos, como com todo o pacote Microsoft Office.

Também tive experiência em preparar eventos e confraternizações das empresas nas quais trabalhei, obtendo sucesso em todas as ocasiões. Tive bastante contato com tarefas que envolvem avaliação de locais e solicitações de orçamentos e pesquisa de fornecedores.

Meu objetivo é continuar trabalhando em empresas do ramo jurídico. Por isso me interessei muito por sua vaga e gostaria de poder me apresentar pessoalmente e contar mais sobre minhas ideias e experiências.

Atenciosamente,

Seu nome

Exemplo de carta de apresentação para uma vaga de Desenvolvimento Backend

Prezado(a) Nome da pessoa Responsável,

Quando vi sua vaga para desenvolvedor Laravel esta semana, achei que me encaixo no perfil que vocês buscam.

Notei em seu anúncio, que uma característica desejável, era conhecer outros frameworks além do Laravel. Ocorre que eu conheço muito bem o CakePHP e o Symfony. Estou convicto que posso contribuir bastante para a manutenção de projetos legados e desenvolvimento de novos.

Possuo experiência de 15 anos com a linguagem X, Y, Z. Também trabalhei um tempo como gerente de projetos e me identifiquei com o SCRUM (outro item que vocês apontaram como sendo importante no candidato).

Como pode ser visto no meu CV em anexo, possuo as características técnicas necessárias para a vaga em questão. Gostaria de poder agendar uma entrevista pessoalmente ou via Skype para que me conheçam melhor e possam tirar eventuais dúvidas sobre minha vivência profissional.

Atenciosamente,

Seu nome

Baixe o modelo de Currículo em Word

Clique aqui para ler o artigo sobre o modelo de currículo (e baixá-lo)

5/5 - (31 votes)