Esta não é uma resenha crítica do livro de Rob Walling (Start Small, Stay Small). Vou deixar para escrever uma avaliação completa do livro num artigo a parte.

Aqui eu queria expressar minha gratidão por ter encontrado esta obra!

Se você está querendo iniciar um negócio e quer embarcar na onda das startups, acredito que já parou para pensar e estudar sobre planos de negócio (Business Plan) e como iria encontrar um investidor.

Vou adiantar que esta ideia já passou pela minha cabeça várias vezes e que tenho diversos projetos interessantes para implementar e lançar. Como a maioria esmagadora, trabalho das 8 às 18hs e tenho pouco tempo livre para me focar nestes projetos. Mas com esforço e paixão vão se tornar negócios viáveis. Estou na etapa onde decido se meu projeto irá precisar ou não de um investimento de Anjos ou Venture Capital.

A mídia hoje fala muito sobre startups. Praticamente nunca vi uma reportagem sobre este assunto que não abordasse a obrigatoriedade de um investimento pesado de alguém de fora.

Eu ja vi exemplos de sistemas Web e aplicativos criados por uma ou duas pessoas que fazem sucesso dentro de seu nicho e que nunca precisaram de um investimento externo.

Porém nunca vi ninguém escrevendo sobre o assunto ou como sobreviver neste modelo de startup enxuta (lean startup).

Neste modelo, você se foca em um nicho de mercado bastante específico, desenvolve um produto ou serviço que atenda muito bem as pessoas deste mercado e consegue ganhar um sustento muito bom a partir de um trabalho que te da prazer.

O momento em que o jogo mudou

Escrevi esta introdução para dizer que este conceito de startup enxuta não existia na minha cabeça de forma técnica até eu ler o livro: Start small, stay small. Encontrei o livro na Amazon.com.br quando pesquisava livros que ensinassem a escrever um Plano de negócios e buscar investidores.

Este foi o empurrão que bastava para eu abandonar a busca por investidores para meus projetos e decididamente partir para o modelo de startup enxuta. O autor possui mais de 10 projetos de sucesso, nos quais trabalha somente ele ou mais 1 a 2 pessoas.

Juntando todos, ele consegue ganhar uma grana muito boa e fazendo o que gosta. São estes conceitos e outros muito interessantes que o livro traz.

Não estou ganhando nada para divulgar o livro (atualizado: agora estou, pois coloquei um link de afiliado da amazon) , mas quando encontro um trabalho de tal qualidade eu sinto a necessidade de compartilhar com todos que estão no mesmo barco que eu.

Segue o link da Amazon brasileira para o livro: http://amzn.to/2oi4sLF

Livro ensina a criar sua startup com bootstrapping: Start Small, Stay Small
5 (100%) 1 voto