Trabalho com desenvolvimento web desde 2001. De lá pra cá, usei muitos serviços de hospedagem de sites (mais de 15). Para mim, além da qualidade técnica destes servidores, acho essencial um bom suporte e atendimento ao cliente.

Quando você hospeda seu site com uma empresa, não quer ser deixado na mão quando ocorre algum imprevisto, não é? Por isso, eu acho que o suporte de qualidade é tão importante quanto as características técnicas de um servidor de hospedagem.

Com base na minha experiência, vou falar aqui sobre os dois serviços de hospedagem de sites que recomendo sem pensar duas vezes.

Tanto os servidores da HostGator, quanto os da DigitalOcean foram testados por mim para projetos pessoais e para hospedar sites dos meus clientes.

Comparativo rápido entre HostGator e DigitalOcean

HostGator

 

Escolha a hospedagem de sites barata ou revenda de hospedagem da HostGator se:

  • você precisa de suporte em Português
  • se você gosta do cPanel e não quer mexer muito com configuração de servidores
  • se você quer ter contas de e-mail integradas ao plano

observação: o HostGator possui planos VPS e de Servidor Dedicado. Mas estes planos acabam superando muito os valores da DigitalOcean. Portanto, mantive a comparação em custo x benefício semelhantes

DigitalOcean

 

Escolha a hospedagem de sites VPS da DigitalOcean se:

  • você se sente confortável com suporte em Inglês
  • você gosta de configurar todos os detalhes do seu servidor Linux
  • se você prefere gerenciar seus e-mail com o G Suite ou outro provedor dedicado a e-mails
Ver planosVer planos

HostGator: hospedagem de sites barata, para revenda, VPS, Dedicado e Criador de Sites

Hospede seu site na HostGator Brasil

Meu primeiro servidor pago não foi o HostGator: foi a Locaweb (falo dela mais pra frente). Migrei para muitas hospedagens de site depois da Locaweb. Quando eu falo muitas, pense em 15 pra cima.

Acabei parando minha busca, depois que conheci o fantástico suporte da HostGator.

Eles sempre foram muito rápidos e prestativos, além de oferecer um preço competitivo e boa qualidade de hardware / rede.

Na época, não existia a HostGator Brasil, então era preciso se virar no inglês. Desde então experimentei praticamente todos os tipos de serviços que eles oferecem

Hospedagem compartilhada

 

Ideal para quem está começando e validando suas ideias. Eu indico esta hospedagem para sites com pouco tráfego (até 30 mil visitas por mês), onde você ainda está descobrindo se o projeto vai ultrapassar as expectativas ou não.Nunca vale a pena comprar um plano mais caro (como VPS ou Dedicado), enquanto o projeto estiver em sua infância. A menos, é claro, que você tenha a certeza que em pouco tempo ele vai bombar.

Revenda de hospedagem

 

Se você possui mais de um cliente e quer que ele tenha acesso a um painel próprio, separado dos outros.A principal diferença em relação à hospedagem compartilhada padrão, é que o cliente pode acessar um painel administrativo personalizado, não conseguindo ver os outros clientes que estão na sua conta. Você, por outro lado, pode ver todos os clientes simultaneamente no painel.

VPS

 

Onde você possui mais flexibilidade de configurações e exige mais conhecimento técnico. A HG separa um computador virtual para que você possa configurá-lo da forma que preferir.É significativamente mais rápido que a hospedagem compartilhada e revenda. Costuma ser o melhor custo x benefício. Você pode hospedar vários projetos ou um projeto com muito tráfego.

Servidor Dedicado 

 

mesma ideia do VPS, mas o hardware é todo seu ?, e você não compartilha ele com mais ninguém. A HostGator separa um computador só para seu site, o qual você pode configurar do jeito que desejar.É um computador “na nuvem”, com Linux ou Windows instalado.
Estes servidores são muito poderosos. Eu já cheguei a hospedar 14 projetos de clientes, sendo 3 deles tendo muito tráfego (na casa das 400 mil visitas únicas / mês)

Construtor de sites

 

Nunca usei o criador de sites da HostGator, mas já li vários reviews positivos. Já usei outros sistemas de criação de sites para ajudar amigos e criar sites sem saber programar. Recomendo principalmente para sites de portfólio de fotógrafos, sites institucionais básicos e para contato pessoal.

Você pode criar sites profissionais, sem escrever uma linha de HTML sequer.

Já tive a oportunidade de hospedar o site de alguns clientes na HG Brasil e vi que o nível do suporte em Português, está tão bom quanto a matriz gringa. Eles estão de parabéns!

Se você nunca hospedou seu site ou se você já conhece o cPanel, recomendo a HostGator de olhos fechados.

 

Digital Ocean: hospedagem de sites VPS

Um dos melhores servidores VPS do mundo

Por mais que a HostGator seja muito boa, eu acabei “desmamando” do suporte deles depois que aprendi a gerenciar meus próprios servidores Linux.

Quando se trata de “faça você mesmo” e obter o melhor custo x benefício técnico do mercado, não há outro servidor de hospedagem senão a Digital Ocean.

Eles possuem uma biblioteca repleta de exemplos passo-a-passo, mostrando como configurar seu servidor, migrar do cPanel, instalar WordPress, etc. Se não bastasse isso, ainda contam com um suporte via tickets tão bom quanto a HG.

Alguns preferem a Amazon, mas na minha experiência, a DigitalOcean acabou se saindo muito melhor que os servidores S3 da Amazon (em termos de latência e transmissão de dados). Eu não posso negar que sou um fanboy desta hospedagem de sites.

 

5/5 - (13 votes)