Para começar um negócio na área de prestação de serviços, precisa criar um site e um eMail comercial.

Por que é preciso criar um site com domínio próprio (.com.br)?

  • você deve facilitar o contato e o fornecimento de informações para seus clientes e possíveis clientes (prospects)
  • a melhor forma de divulgar seus serviços é um site que estará 24 horas disponível
  • você precisa oferecer o contato via eMail, e transmitir profissionalismo com um domínio suaempresa.com / suaempresa.com.br / etc
  • usar eMails como suaempresa@gmail.com / suaempresa@hotmail.com não é profissional e não passa segurança para seu cliente. A pergunta que fica no ar é: “se essa empresa não se dá nem o trabalho de gastar R$ 40 anuais para ter um domínio próprio, imagina o nível de preocupação que ela tem com o cliente!”

Passo1: crie seu domínio “.com.br”

Em nosso exemplo, vou criar uma empresa fictícia chamada VamosCriarUmSite. Preciso de um site e um eMail de contato, e para isso, vou registrar o domínio vamoscriarumsite.com.br.

O “.com.br” é um dos domínios mais usados para sites brasileiros. Mas você pode optar por finais como adv.br, net.br, dentre muitos outros. Recomendo usar somente o site Registro.BR, que é o órgão oficial para registro de domínios nacionais.

  • Acesse o Registro.BR e digite o nome do domínio que quer registrar (incluindo o .com.br, por exemplo). Informe seu CPF ou CNPJ para prosseguir


  • Se você nunca criou uma conta no Registro.BR, precisará fazê-lo agora. Caso contrário, será solicitado seu login e senha.
  • Ignore o item chamado DNS (opcional) por enquanto. Voltaremos a ele mais tarde
  • Finalize o registro fazendo o pagamento via boleto ou cartão

Pronto! Agora você já tem um domínio que será a base para seu eMail comercial e para seu site.

Passo 2: hospedagem do site e eMail

Para que seu site possa ser visto, você precisa hospedá-lo em um servidor. Pense no servidor como um computador que fica 24h acessível. Ele trabalha exclusivamente para armazenar as páginas, imagens, vídeos e demais arquivos do seu site.

Existem inúmeras empresas de hospedagem de sites, com preços distintos e qualidade de serviços diferentes. Os quesitos mais importantes que devem ser observados num bom serviço de hospedagem:

  • Atendimento / Suporte rápido e eficiente a você, cliente.
  • Estabilidade e velocidade do servidor. Isso é essencial para que o site esteja sempre disponível e com uma resposta rápida

Usei por muito tempo (e uso para hospedar sites de clientes), a empresa HostGator – filial brasileira. Recomendo fortemente os serviços deles.

Escolha o Plano P, que dará conta do recado tranquilamente para um site em início de vida. A medida que o número de visitantes aumentar, você pode contactar o suporte da HostGator e fazer a transição de planos facilmente.

Agora, faça o cadastro escolhendo a opção “Vou usar um domínio que já tenho“.

Você pode pagar via Boleto, Cartão de Crédito ou PayPal. Lembrando que o o Boleto torna o processo mais lento, pois o pagamento é compensado em até 2 dias úteis.

Passo 3: apontando o domínio para o servidor

Até aqui, criamos o domínio vamoscriarumsite.com.br e criamos uma conta no servidor HostGator. Chegou a hora de ligar um ao outro.

  • depois da confirmação de pagamento na HostGator, você recebeu um eMail com todos os dados para acessar seu painel de cliente. Neste eMail, foram informados os nomes de DNS para apontar seu domínio para a HostGator. Eles devem ser algo do tipo ns1.hostgator.com.br e ns2.hostgator.com.br

[imagem]

  • vá ao painel do Registro.BR e vá em alterar os dados de DNS do domínio. Insira estes 2 DNSs e confirme.

[imagem]

Agora, seu domínio estará apontando para o servidor da HostGator.

Fiz uma comparação entre as duas empresas de hospedagem que uso hoje em dia, caso tiver interesse.

Guia para criar um Site + eMail comercial
5 (100%) 3 votos

Veja também