Existem inúmeras metodologias para gerenciar um projeto de software: waterfall, scrum, Kanban, APF (Adaptative Project Framework), Scrumban (sim, existe), etc.
Estudamos a fundo as diretrizes destas metodologias, fazemos treinamentos, e copiamos os times de sucesso que as usam. Mas em muitos casos, no decorrer do projeto, ocorrem os mesmos problemas de sempre:
- mudança de requisitos
- atrasos
- falta de comunicação
Isso faz com que o projeto vá por água abaixo, junto com a confiança da peça fundamental deste processo: seu cliente.
Sem o cliente, nenhum projeto existiria. Os projetos são feitos para os clientes, não para a equipe – ou pelo menos deveriam.
Fazemos tudo muito bem e corretamente:
- fazemos reuniões para levamento de requisitos
- conversamos com o cliente
- entendemos o problema a ser resolvido
- começamos o desenvolvimento e aplicamos nossas lindas metodologias de gestão de projetos
Mas assim que o desenvolvimento do projeto é iniciado, vemos e cometemos o mesmo erro: esquecemos de interagir com o cliente durante um longo período.
Planilha de Gestão de Projetos
Esta planilha em excel pode lhe ajudar a organizar melhor seus projetos. Ela oferece recursos como:
- Cadastro do Projeto
- Planejamento de Prazos de Etapas
- Cronograma do Projeto (Gráfico de Gantt)
- Cronograma para Impressão
- Status do Projeto
- Controle de Custos, Receitas e Riscos
- Comparação de Custos e Receitas por Etapas
- Dashboard do Projeto
- Dashboard por Etapa
O que garante o sucesso do projeto
Seu projeto ser o mais bonito, moderno, rápido e preparado para o futuro, não garante o sucesso.
A única coisa que garante o sucesso do projeto é o cliente achar que o projeto é útil em seu dia-a-dia. Um projeto útil significa que ele:
- economiza tempo
- economiza recursos (pessoal e financeiro)
- não exige grande curva de aprendizagem
- não altera drasticamente os processos internos que já funcionam
Metodologias como o SCRUM, possuem ciclos de desenvolvimento que estipulam um tempo para que certas tarefas sejam cumpridas. Ao término deste ciclo, o resultado é apresentado ao cliente / usuários.
Se o cliente achar que os resultados do projeto dentro deste ciclo estão de acordo com sua visão, o projeto continua. Caso contrário, correções de percurso devem ser feitas e a lista de tarefas principal deve ser atualizada.
Seria o mundo perfeito, se na prática isso fosse assim de fato. Em muitas empresas, vi o SCRUM sendo usado de forma a pular a validação do cliente, trocando-a pela validação da gerência interna. Isso simplesmente não funciona.
Por mais que esta gerência esteja muito próxima ao cliente, isso não garante que suas visões estão 100% alinhadas.
Como se certificar que o cliente terá o resultado esperado?
Não existe segredo, o cliente deve ser consultado e questionado todas as vezes que progressos concretos forem feitos no projeto.
Exemplo de progressos concretos:
- telas de inserção de produtos em funcionamento
- o cliente poderá ver se todos os atributos dos produtos estão presentes
- será possível analisar pelo comportamento do cliente, se a interface visual está amigável
- é de extrema importância que o cadastro simule um produto real que seria inserido no dia-a-dia do cliente
Exemplo de progressos não concretos:
- estrutura das tabelas do banco de dados definida
- tela de inserção de produtos, somente com o visual pronto (sem funcionalidade)
Exiba e discuta somente progressos concretos. Não tente falar sobre estrutura e sobre conceitos abstratos.
Pergunte, mas não induza
É possível tirar dúvidas com o cliente, sem ter progressos concretos em mãos, mas deve-se ter extrema cautela aqui.
Muitas vezes estamos com uma ideia de como desenvolver a funcionalidade, explicamos ela e perguntamos ao cliente: “concorda com esta abordagem?”. A verdade é que raramente o entendimento será mútuo, e o cliente pode apontar o caminho errado, pois foi induzido por uma pressuposição nossa.
Se você possui dúvidas sobre como implementar a funcionalidade, pergunte como o processo ocorre hoje na empresa do cliente. Como são resolvidos os problemas com as ferramentas atuais.
Muitas vezes são usadas anotações e planilhas Excel, que podem apontar a direção correta.