A análise SWOT é uma técnica de planejamento que ajuda a entender suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Esta técnica consiste em cirar uma Matriz SWOT que pode ser usada tanto para avaliar seu negócio / empresa, sua carreira profissional, ou mesmo uma proposta comercial.

Usada no âmbito empresarial, a análise SWOT ajuda a traçar um plano dentro do nicho de atuação da sua empresa. Ela também pode ser usada no âmbito pessoal, para que você possa definir o melhor plano de carreira. Por exemplo, como irá proveito de suas principais habilidades? Chamamos isso de análise SWOT pessoal.

 




Neste artigo vou falar como usar a matriz SWOT para fazer uma análise de uma empresa ou plano de negócios. Vamos ver alguns casos de empresas de sucesso e simular como o SWOT seria aplicado a elas.

A sigla SWOT é a abreviação de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats – em português – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Esta ferramenta foi criada por Albert Humphrey nos anos 1960 e continua sendo muito útil nos dias atuais como um forma de definir as estratégias de uma empresa.

Análise SWOT de uma empresa

Logo de cara percebemos que o poder da análise SWOT está em sua simplicidade. Rapidamente pode-se entender e começar a usar na prática.

 

Ela irá nos dar uma visão clara das oportunidades onde devemos investir e faz entender os problemas que devemos solucionar com urgência. Para lhe ajudar a formular sua primeira análise, você pode ver este modelo de análise SWOT (PDF e PPT).

A seguir, vamos entender as 4 vertentes da análise SWOT.

Strengths (Forças)

  • Quais são as vantagens que sua empresa possui – em suma – quais são suas forças?
  • O que você faz melhor que a concorrência?
  • Quais são os serviços / produtos únicos (ou de custo menor que o da concorrência) que você oferece?
  • O que as pessoas de fora enxergam como suas forças principais?

Weaknesses (Fraquezas)

  • O que você poderia melhorar?
  • O que você deveria evitar?
  • O que as pessoas de fora enxergam como suas principais fraquezas?
  • O que a concorrência faz melhor que você?

 

Opportunities (Oportunidades)

  • Quais são as oportunidades que você enxerga dentro da sua área de atuação?
  • Existem eventos locais que podem contribuir para seu negócio?
  • Existe alguma mudança legislativa que pode lhe beneficiar?
  • Existem oportunidades tecnológicas que podem lhe beneficiar?

 

Threats (Ameaças)

  • Quais são os maiores obstáculos para seu crescimento?
  • O que a concorrência está fazendo e que pode ameaçar seu progresso?
  • Mudanças tecnológicas, podem impactar negativamente no seu sucesso?
  • Você possui um sólido suporte financeiro?

 

Post com modelo SWOT para download

Faça o download de um modelo de análise SWOT

 

Dicas importantes para a Análise SWOT de negócios

Se você está fazendo uma análise SWOT mais séria (voltada para negócios), certifique-se de seguir estas dicas:

  • Considere inserir apenas fatos embasado em dados. Ao invés de falar “Bom custo x benefício”, use “Economia de 20% no consumo de combustível”
  • Seja o mais breve possível nas descrições das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Elimine as informações redundantes e liste tudo de forma resumida e objetiva
  • Aplique a análise SWOT de forma a atacar um nicho específico dentro do seu negócio. Por exemplo: ao invés de fazer uma análise da empresa como um todo, comece analisando um produto / serviço específico primeiro

Exemplo de análise SWOT para uma start-up

Vamos fazer uma rápida análise SWOT para uma pequena start-up de consultoria ou mesmo uma start-up de agência digital.

Strengths (Forças)

  • Somos capazes de responder de forma rápida aos desejos de nossos clientes, sem passar por diversas etapas de aprovação da gerência. Temos processos ágeis.
  • Nosso serviço de atendimento ao consumidor é muito focado e pessoal.
  • Nosso consultor-chefe possui um ótimo histórico no mercado.
  • Podemos mudar de direção rapidamente se percebermos a necessidade para tanto.
  • Não temos custos altos, fazendo com que nosso preço final seja muito competitivo.

 

Weaknesses (Fraquezas)

  • Nossa empresa é nova e não possui muita penetração no mercado.
  • Nossa equipe é pequena e não possui superstars na área técnica.
  • Podemos ser surpreendidos pelo não comparecimento ou saída de algum membro vital da equipe.
  • Nosso fluxo financeiro será muito baixo no primeiro momento.

 

Opportunities (Oportunidades)

  • Nosso setor está em plena expansão.
  • O governo local está implantando medidas fiscais para impulsionar nossa área.
  • Nossos concorrentes diretos podem demorar para adotar as novas tecnologias já usadas por nós.

 

Threats (Ameaças)

  • A tecnologia pode mudar tão rapidamente que nós não conseguiremos acompanhá-la, assim como nossa concorrência.
  • Uma leve mudança no foco de um concorrente grande, poderia nos tirar dos negócios facilmente.

O resultado desta análise SWOT, é a informação clara que a principal vantagem competitiva da start-up é sua agilidade e custos baixos, focando muito no mercado local. Não se deve pensar em expandir logo de cara e tentar desafiar grandes players do mercado, antes de se consolidar em um nicho local.

 

Resumo sobre a análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta simples, mas poderosa para acelerar a análise de forças vs fraquezas de um negócio, produto ou mesmo sua carreira profissional. O foco do SWOT está em analisar suas forças, minimizar fraquezas e aproveitar ao máximo as oportunidades disponíveis.

Quando se começa uma análise SWOT, seja realista e rigoroso em todos os critérios. Seja bastante objetivo e embasado em dados.