Como fazer amigos e influenciar pessoas (How to win friends and influence people), escrito por Dale Carniegie em 1936, é um livro essencial para aqueles que possuem dificuldade em se conectar com outras pessoas, ou que querem melhorar seu entendimento sobre os gatilhos do comportamento humano.

“… a habilidade de lidar com pessoas é tão comprável quanto comodities como açucar ou café. E eu vou pagar mais por esta habilidade, do que por qualquer outra” – John D. Rockefeller

Depois de seu lançamento original, o livro vendeu mais de 50 milhões de cópias pelo mundo e foi republicado diversas vezes – a última edição em português data de 2003.

A intenção inicial do autor foi de criar um guia de acompanhamento para o curso que ministrava para um grupo de engenheiros. O curso consistia em lecionar para os alunos, as práticas de relação interpressoal.

Então ele decidiu compilar um guia de estudos completo, com exemplos de como lidar bem com o ser humano.

A abordagem de narrar histórias, contando como pessoas bem-sucedidas se relacionam com seus amigos, parceiros, colegas, empregados e empregadores, faz com que seja fácil fazer um paralelo com nossa vida e poder aplicar os conceitos no mesmo dia.

É muito interessante como ele frisa pontos que até hoje as pessoas questionam e se sentem prejudicadas: “o meu colega é tão bom quanto eu tecnicamente – quiçá pior – porém ele ganha mais do que eu subiu na empresa de forma muito rápida, apenas porque vai tomar um cafezinho com os chefes, conversa com eles, vai fumar um cigarro, etc…”

Esta é uma queixa comum e, à primeira vista, o queixoso parece ter razão. Mas se pararmos para analisar, o outro profissional que está no mesmo patamar técnico, possui habilidades que são ainda mais importantes que o conhecimento puramente técnico. A habilidade de lidar bem com outras pessoas, de se comunicar, de motivar e de se fazer entender.

Como Dale Carnegie cita nesta obra (logo nas primeiras páginas), John D. Rockefeller dizia que “a habilidade de lidar com pessoas é tão comprável quanto comodities como açucar ou café. E eu vou pagar mais por esta habilidade, do que por qualquer outra…”.

É isto que seu chefe busca. É isto que seu cliente busca. É isto que seus colegas buscam em você. A capacidade de executar um bom trabalho, aliada à habilidade de se expressar, de propagar conhecimento e escutar outras pessoas.

Na minha opinião, o livro Como fazer amigos e influenciar pessoas é essencial para todo mundo. Independente de sua área de atuação.

Digo isto, porque ele pode te ajudar tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal.

Compre na Amazon Brasil

Livro: Como fazer amigos e influenciar pessoas – Resenha e Análise
Avalie este texto