Quem avalia cursos online? Como você pode verificar a qualidade de um curso online, antes de comprá-lo?

Sabemos que as entidades e pessoas que vendem cursos online, costumam mostrar os depoimentos de pessoas que teoricamente já compraram seus produtos.

Em lojas como a Amazon, é possível verificar opiniões de pessoas que realmente compraram os livros. Mas isso não existe no mundo dos cursos online ou presenciais.

É claro que não há motivos para dizer se uma determinada avaliação é verdadeira ou forjada. Ocorre, que não existe uma contrapartida de comentários críticos. Não vemos nenhum ponto que poderia ser melhorado, nenhuma crítica construtiva, etc.

Sabemos que não existe no mundo um produto que seja 100% a prova de críticas. Se não houver um bom balanço entre avaliações positivas e negativas em certos aspectos, fica difícil avaliar a real qualidade de um produto.

Como avaliações equilibradas (negativas x positivas) podem ajudar o comprador, na hora de escolher o produto

Vou usar meu próprio exemplo para te ajudar a entender como avaliações críticas podem ser boas para comprar ou não um produto.

Eu estava bucando um livro para me ajudar a entender melhor as criptomoedas – em específico os Bitcoins. Uma infinidade de livros apareceu na Amazon (Brasil). Filtrei pelos livros com melhores avaliações e logo em seguida, fui verificando os livros que tinham quantidades significativas de 4 e 5 estrelas.

Como apresentar suas propostas comerciais

Li seus comentários e tentei encontrar um ponto comum entre todos. Com isso, pude perceber que os comentários iam na mesma direção, o que provava o entendimento dos avaliadores sobre o assunto.

Em seguida, verifiquei somente os pontos negativos (1 e 2 estrelas). Novamente, tentei achar um ponto negativo que fosse comum entre os comentários. Em alguns livros, encontrei um ponto negativo comum, mas que para mim, era um ponto positivo.

Como assim?!



Simples. Eu queria um livro mais técnico, que explicasse os detalhes dos algoritmos por trás do Bitcoin. Eu sou programador e gosto destes detalhes sórdidos 😉

Para alguns leitores, porém, este era um ponto negativo.

Este é um exemplo prático de como um ponto negativo, influenciou positivamente minha compra.

Potenciais compradores podem notar este ponto negativo reiteradas vezes nos comentários e consequentemente não irão comprar o livro. O que é algo bom tanto para elas, quanto para o autor.

O autor não receberá mais um ponto negativo, por conta de um comprador que achavou estar comprando um produto menos técnico. E o comprador sairá no lucro, pois não gastará seu dinheiro em vão.

Conclusão

Eu queria mostrar com este rápido texto, que ao ler opiniões 100% positivas, sem nenhum tipo de crítica construtiva, pouco ajuda na decisão de compra.

O feedback negativo que o autor do curso recebe, acaba ficando somente entre ele e o cliente. Isto não é saudável para o mercado como um todo.

É preciso que a informação com diferentes pontos de vista seja disseminada no mundo dos cursos online, assim como ocorre com as avaliações / resenhas de livros.

Avaliações negativas em cursos online
10 (200%) 1 voto