Maravilha, agora você tem uma proposta comercial bem formatada e pronta para ser apresentada ao cliente (caso ainda não possua, veja o artigo para modelo de proposta comercial). Mas qual é a abordagem mais correta de apresentar sua proposta ao cliente? O jeito mais persuasivo para ter sucesso em uma apresentação da proposta comercial é mostrá-la e explicá-la pessoalmente de forma que a informação não seja massante.

Uma das melhores ferramentas para se fazer uma apresentação é usar “slides”. Estas apresentações em forma de slides podem ser feitos em Power Point – Microsoft Office ou Impress – Libre Office para os usuários do Windows. Para usuários do OS X, a preferência é para usar o Keynote que já vem instalado.

As apresentações em forma de “slides” devem ser diretas e usar a menor quantidade de texto possível, dividindo as informações em tópicos e explicando-as de forma sucinta no decorrer da apresentação.

Podemos definir os principais pontos que envolvem uma boa apresentação de proposta comercial:

  • Estruturar um documento formal e completo de proposta comercial
  • Desenvolver uma apresentação em forma de “slides”
  • Cada “slide” deve conter tópicos de no máximo 2 linhas cada
  • Estes tópicos devem ser os mesmos contidos na proposta comercial
  • Procure usar pouca variedade de cores na apresentação.
  • Entregue uma cópia da proposta comercial aos participantes da reunião/apresentação
  • Inicie a apresentação se identificando (ou se for o caso, identificando sua empresa)
  • Leia o sumário da apresentação (o sumário deve ser a contra-capa)
  • Desenvolva a apresentação procurando não ler os tópicos, mas explicando-os. Se insistir em ler cada tópico poderá causar a impressão de que não domina completamente o conteúdo

 

Apresentando Propostas Comerciais ao Cliente
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