Desde que comecei a escrever textos explicando o que é uma proposta comercial, percebi que existe uma confusão geral sobre o propósito deste documento. Claramente, muitos acham que a proposta comercial é a mesma coisa que uma apresentação – mas não é.

Vou explicar de forma clara a diferença entre uma Apresentação e uma Proposta comercial.

Apresentação Comercial

Pode ser um e-mail, apresentação em slides ou folder que você envia para potenciais clientes. Trata-se de uma apresentação genérica e que não oferece uma solução 100% personalizada para aquele cliente.

Um bom exemplo de apresentação comercial: você é dono de uma gráfica expressa e envia um e-mail para uma lista,  convidando potenciais clientes para fazer seus cartões, logos, banners, cartazes, etc. Você mostra os preços e descreve brevemente os principais serviços da empresa.

Neste caso, você está sendo totalmente genérico, portanto você está enviando uma apresentação comercial.

Proposta Comercial

Aqui o conteúdo do documento é totalmente personalizado. Você já teve uma reunião com o cliente e entendeu seus problemas e necessidades.

Pegando o mesmo exemplo da gráfica expressa, você entendeu do Cliente X, que ele precisa de uma reformulação de identidade visual de sua empresa. Você vai escrever uma proposta comercial:

  • explicando como você pretende solucionar os problemas dele
  • vai mostrar claramente que entendeu tudo que foi dito na reunião
  • vai apresentar um valor e prazo de entrega
  • vai definir claramente quais são as obrigações do cliente e quais são as suas obrigações

Neste artigo eu explico passo-a-passo como escrever uma proposta comercial e ainda disponibilizo um modelo para download.

Apresentação Comercial ou Proposta Comercial: diferenças e qual delas devo usar?
10 (200%) 1 voto