Um e-mail comercial pode ser definido como qualquer mensagem escrita entre o você e seu cliente, ou ainda você e um colega de trabalho.

É muito importante ter atenção máxima às normas cultas da língua Portuguêsa, principalmente quando se trata de um e-mail comercial.

Qual é o formato correto para abreviar horas em um e-mail comercial?

Quais das sentenças abaixo é a mais correta, de acordo com a representação de horas adotada no Brasil?

  1. Nossa reunião ficou marcada às 12:30h
  2. Eu enviei aquele e-mail com a proposta comercial às 12h30 de ontem
  3. Qual é o melhor horário para o Sr.? Pode ser às 12:30?

A frase com o horário correto é a número 2:

Eu enviei aquele e-mail com a proposta comercial às 12h30 de ontem

Nos padrões brasileiros da normal culta, a abreviação correta de horas é “h”. O uso de “hs” ou “H” é considerado incorreto.

Abreviações de minutos, são usadas escritas como “min“.

Outras variações de abreviação de horas, que podem surgir:

  • Às 12h
  • Às 12h30min / Às 12h30

Mas eu já vi abreviações de horas escritas como 12:30. Não está correto?

Na verdade, este tipo de abreviação é usado nos padrões Norte-Americanos. Está correto usar em e-mail internacionais, mas não é o correto para se usar no Brasil.



Observação importante

Para dizer o período de duração (não o horário), usa-se a grafia por extenso. Exemplo:

Nossa reunião vai durar no máximo duas horas

 

Vai escrever um e-mail comercial? Saiba como abreviar horas: 12h30 ou 12:30h?
5 (100%) 1 voto