?Atenção: este artigo serve tanto para quem já escreve propostas comerciais, quanto para quem nunca escreveu uma cotação de serviços na vida.
Quando tentamos vender um serviço ou produto que precisa de orçamento, devemos escrever uma proposta comercial que seja clara e objetiva: seus clientes devem ler o documento sem demora e entender boa parte das condições e valores.
Neste post, dou um exemplo de proposta comercial de prestação de serviços de software, que enviei para um cliente há um tempo.
Abaixo disponibilizo o conteúdo da proposta na íntegra, com alguns comentários. Caso preferir, você já pode fazer o download deste modelo de proposta em Word.
1. Introdução
A necessidade primária do cliente é de promover, criar uma base de usuários e vender online um novo produto para tratamento capilar. É essencial que o website transmita profissionalismo, segurança e forneça extrema facilidade de uso para que o visitante (lead) seja convertido em consumidor em poucos passos.
Para tanto, o projeto deve compreender a criação de marca / identidade visual, um website institucional + e-commerce, um plano de divulgação online com mídias sociais, ações de SEM (Search Engine Marketing) e um trabalho personalizado de SEO (Search Engine Optimization).
📄 Baixe esta proposta comercial de serviços (em .docx)
A presente proposta tem o objetivo de apresentar a etapa de desenvolvimento de marca / identidade visual e do website institucional + e-commerce.
As etapas de divulgação no meio digital deverão ser melhor discutidas e compreendidas para que seja possível formular uma proposta.
2. Descrição do projeto
A identidade visual, será desenvolvida para que ela transmita profissionalismo e comunique de forma clara o objetivo da empresa. Neste momento, será preciso também escolher o nome da empresa e seu correspondente na web com um domínio .com ou .com.br.
Ao mesmo tempo em que a identidade estiver sendo desenvolvida, trabalharemos em um esqueleto de navegação e usabilidade do website – que posteriormente irá incorporar os elementos da identidade visual aprovados pelo cliente.
O website será responsivo, ou seja, deverá se adaptar e permitir seu uso em telas grandes, médias e pequenas (computadores, notebooks, tablets e smartphones).
As tecnologias base utilizadas serão todas abertas e amplamente adotadas pelo mercado: PHP (Laravel), HTML5, CSS3, JavaScript (jQuery) e MySQL. A hospedagem do website poderá ser em servidor NGINX, Apache ou IIS.
Todo o código do site, será escrito para otimizar sua exibição em buscadores como o Google. Publiquei um artigo no blog, apresentando um estudo de caso com sites de imobiliárias e suas otimizações de SEO on page.
3. Cronograma e plano de trabalho
Dia 1 ao dia 15:
[1] criar logo com base no nome e na proposta de negócios da empresa
[2] criação de um mockup (esboço) funcional e navegável do site, sem identidade visual. Aqui o cliente poderá testar na prática como será a apresentação da empresa, apresentação dos produtos e como será o funil de venda
Dica: cada item deste cronograma deve ser aprovado pelo cliente, antes de partir para o próximo. Isso dará a certeza que você está conduzindo o projeto na direção que o cliente deseja, além de evitar contradições e retrabalho no futuro.
Basta um enviar um e-mail com o resumo do que foi feito e pedir para que o cliente dê seu “OK” e que autorize partirmos para a próxima etapa.
Dia 16 ao dia 25:
[3] criar pacote visual com exemplos de aplicação do logo (folder, pastas e site)
[4] implementar pacote visual no website previamente definido no item [3]
[5] publicar site com informações sobre a empresa, explicação básica do produto inicial e informações de contato. Esta etapa depende de uma hospedagem já contratada pelo cliente e um domínio .com / .com.br (ou similar) já registrado.
O registro do domínio será feito pela AKOP sem ônus para o cliente, mediante pagamento de R$ 40,00 ao Registro.br (pagamento feito uma vez ao ano).
A contratação e configuração de hospedagem, poderá ser feita pela AKOP – os valores estão detalhados no item 4. Suporte e treinamento, desta proposta.
Dia 26 ao dia 40
[6] painel online de acesso restrito para incluir, alterar e excluir produtos
[7] implementação do sistema de pagamento PagSeguro: esta etapa será concluída quando o cliente finalizar o cadastro e regularização da conta junto ao PagSeguro. Este item pode ser desenvolvido concomitantemente com o item [8]
[8] painel de controle das vendas realizadas, com totais de vendas e possibilidade de alterar o status do pedido do cliente (aguardando pagamento, preparando para envio, enviado, recebido, devolvido) e envio do código de rastreio
4. Suporte e treinamento
O suporte será fornecido tanto no período de desenvolvimento e testes quanto no período de operação real do site (chamamos esta fase de “produção”). Nosso suporte consiste em apoiar o cliente e realizar modificações solicitadas tanto de âmbito corretivo quanto incremental.
Qualquer dúvida técnica ou operacional poderá ser tratada via e-mail ou telefone, de segunda à sexta em horário comercial.
Reuniões presenciais durante o período de desenvolvimento não terão ônus para o cliente desde que não excedam o total de 10h / mês.
Assim que o projeto sair do período de desenvolvimento e entrar em produção (quando o site for publicado e todos os compromissos da AKOP forem cumpridos junto à contratante), o cliente pode escolher dentre os seguintes planos de manutenção mensal (nenhum destes é obrigatório):
Plano de manutenção A1 (R$ 250,00 / mês)
- Treinamento in-loco de até 4 horas sem ônus para o cliente
- Suporte via telefone e e-mail ilimitado;
Plano de manutenção A2 (R$ 550,00 / mês)
- Todos os itens do plano A1 +
- Hospedagem, instalação e configuração do site em ambiente “cloud computing” com segurança dos dados e redundância para não haver interrupção do serviço (servidores Digital Ocean)
- Compra, instalação e atualização de Certificado SSL de até 256Bits (Comodo)
- Backup diário dos dados (Amazon S3 e/ou Amazon Glacier);
- Monitoramento para manter o sistema sempre online;
- Serviço de e-mail Zoho Mail para com até 25 contas de e-mail @seudomínio.com
- o cliente pode optar pelo serviço de e-mail do Google Suite que custa US$ 5 por usuário por mês, pago em separado ao Google
observação: visitas técnicas e treinamentos futuros, deverão ser orçados à parte
Dica: procure oferecer mais de uma opção para o aceite do cliente. Se possível, separe o serviço como um todo em módulos. Por exemplo, dentro da mesma proposta separe:
- Desenvolvimento do site (valor X)
- Campanha SEM (valor Y)
- Gestão de redes sociais (valor Z)
No presente caso, eu não fiz esta estratégia, pois ainda não tinha pleno conhecimento do mercado do meu cliente. Ainda precisaria de algumas reuniões para entender bem e formular a estratégia na proposta comercial.
Mas o grande diferencial de uma proposta comercial de serviços é este: é possível oferecer itens extra, sem fugir do escopo inicial do projeto.
5. Investimento
Para criação da identidade visual e website + e-commerce: | R$ 15.500,00 entrada de 40% + 60% na entrega |
Manutenção & Suporte mensal: | A1: R$ 250,00 / mês A2: R$ 550,00 / mês |
Prazo de entrega do projeto completo: | 40 dias úteis a contar da data de pagamento da entrada |
Garantia: | 360 dias – neste período, toda e qualquer reparação necessária no sistema, decorrente de falha de programação será realizada sem ônus para o cliente. |
Validade da proposta: | 10 (dez) dias corridos a partir da data de emissão deste documento |
Dica: nunca comece o serviço sem antes receber um sinal. Este é o erro mais comum dos prestadores de serviço de primeira viagem 😉
Se o cliente é sério em relação ao projeto, ele não terá problema algum em pagar o sinal inicial.
Isto sela o compromisso e dá um “gás” ao profissional.
6. Considerações finais
O sistema ora proposto é passível de expansão e adaptável às necessidades específicas da área de negócios do cliente.
Fotos, ilustrações e textos, de responsabilidade da contratante, devem ser apresentados dentro das datas negociadas de comum acordo entre as partes, para que possamos cumprir rigorosamente o cronograma de desenvolvimento e conseqüente entrega do projeto na data programada, constante neste documento.
Será traçado um plano personalizado para divulgação da empresa e seu site em mídias sociais, motores de busca e outras propagandas cabíveis.
Este plano poderá ser criar durante ou ao final do desenvolvimento do presente projeto, destinando a ele uma proposta comercial em separado.
Atenciosamente,
Alexandre I. Kopelevitch XX de MÊS / ANO
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