Trabalhar em casa (Home Office) pode ser um sonho e ao mesmo tempo um pesadelo.

Para ficarmos somente com a primeira opção vou apresentar algumas regras básicas que irão te ajuda a aproveitar a flexibilidade e ganho de tempo que o trabalho em casa pode oferecer.

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1. Rotina

Estabeleça uma rotina com horários delimitados para algumas atividades.

Por exemplo, não verifique novos e-mails a todo momento, mas sim, em horários específicos para que esta atividade não atrapalhe seu trabalho principal.

Ao trabalhar em diversos projetos, tente separá-los também por períodos onde você tenha dedicação plena em cada período.



2. Descanso e Exercícios Físicos

É de grande importância fazer pequenas pausas entre um período e outro antes de iniciar uma nova atividade.

Faça alongamentos de 10 a 15 minutos em suas pausas.

Você verá como seu próximo trabalho irá render mais e que será mais fácil deixar os possíveis problemas do projeto anterior  para trás, concentrando-se somente no projeto atual.

Se for possível, comece com caminhadas e corridas leves antes de iniciar seu dia de trabalho (bem cedo, depois de tomar um bom café da manhã).

3. Ambiente

Por mais que esteja no seu ambiente doméstico, é preciso lembrar que você está lá para trabalhar naquele momento.

É necessário manter o local do seu trabalho bem organizado, limpo e principalmente que não forneça distrações a todo momento. Dito isto, não recomendo salas de estar, cozinhas e afins 😉

4. Horário de trabalho

É importante deixar claro para seus clientes que você possui um horário bem definido de trabalho (o que inclui ligações telefônicas para suporte).

Não é só porque seu local de trabalho é em casa, que o cliente pode ter a liberdade de ligar no momento que ele bem entender.

5. Vá direto ao ponto

Na verdade esta dica não é necessariamente para um freelancer, pois serve para qualquer tipo de profissional: procure não perder tempo com coisas secundárias durante seu processo de trabalho.

Seja perfeccionista ao extremo quando tiver tempo para isso (e sabemos que estes momentos de tempo são muito raros).

Invés de perder tempo tentando “enfeitar” muito seu trabalho, faça com que primeiro ele alcance o resultado esperado pelo cliente (ou seu chefe).

Depois que o resultado esperado for atingido, você pode avaliar se há tempo de sobra para dar uma incrementada no trabalho ou se já é hora de pular para o próximo job.

Produtividade no Home Office [5 regras básicas]
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