Como controlar o fluxo de caixa da sua empresa? Você pode usar um software ou começar agora mesmo com uma planilha Excel.

A planilha Excel de fluxo de caixa é uma ferramenta simples e objetiva que ajuda a ver como anda a saúde financeira de sua empresa. Não importa o tamanho da sua empresa. É preciso entender se no final do mês, a conta fecha.

Como existem inúmeros modelos de planilhas de fluxo de caixa para baixar na Internet (algumas grátis e outras premium), fiz uma lista das 5 planilhas que mais gostei de usar e achei mais profissionais. Confirma a lista:

Planilha de Fluxo de Caixa profissional (Luz.vc)

Planilha de Fluxo de Caixa em Excel 4.0 – esta é uma planilha premium, mas que pode ser testada gratuitamente.

O site LUZ.vc é muito competente quando o assunto são planilhas excel, de qualquer tipo. Suas planilhas são criadas e mantidas pro profissionais de cada especialidade. Eles possuem uma vasta gama em seu portfólio: planilhas de análise SWOT, planejamento estratégico, recursos humanos, etc.

📌 Testar esta planilha gratuitamente

Guia do Excel

Achei fantástica esta planilha gratuita do Guia do Excel.

Ela possui um menu inicial com interface amigável, além das planilhas em si oferecerem muitos parâmetros e recursos automatizados.

Coloquei-a em primeiro lugar, pois oferece o melhor custo x benefício: ela é 100% grátis e oferece praticamente os mesmos recursos da maior parte das planilhas pagas.

Baixar a planilha – Guia do Excel

Sebrae

A planilha de fluxo de caixa do Sebrae não é a mais completa, mas ela é uma boa opção para entender os conceitos de fluxo de caixa rapidamente. Como é um modelo grátis e você pode usá-lo para entender e incrementar a planilha.

Por ser mais enxuta, ela ajuda a absorver o conteúdo com facilidade. O site do Sebrae também é muito rico em informações detalhadas sobre gestão empresarial e suas ramificações. Vale muito a pena!

Baixar a planilha – Sebrae

#4 Portal MEI

O Portal MEI é focado, como o nome sugere, no Micro Empreendedor Individual. Como falei anteriormente, o MEI também precisa ter este controle sobre suas operações financeiras.

Na maioria das vezes, a tarefa de fazer os lançamentos e análises, será do próprio empreendedor, sem ajuda de terceiros. Por isso, a planilha deve ser bem direta.

Pelo que pude brincar com esta planilha, achei-a intuitiva o suficiente, mas não gostei muito do fato de precisar fornecer meu e-mail para baixá-la (já usei esta técnica em outras oportunidades, mas hoje em dia não acho que valha a pena).

Baixar a planilha – Portal MEI

#5 eGestor

Uma planilha bastante básica, mas direta ao ponto. Novamente, recomendo para pessoas que estão iniciando e aprendendo sobre o fluxo de caixa.

Este site oferece até mesmo um rápido video explicativo da planilha:

O eGestor também pedem que você faça um cadastro com seus dados para receber a planilha.

Baixar a planilha – eGestor

Outros modelos disponíveis neste site

Além destas planilhas, disponibilizo neste site outros modelos: propostas comerciais, apresentação de slides, etc. A maioria é de fabricação própria:

Entenda o Fluxo de Caixa

Você precisa garantir que a empresa possua um capital de giro mínimo mês a mês (ou outro período dependendo de seu negócio).

Em poucas palavras, este é o papel do fluxo de caixa: saber exatamente seu saldo por período e identificar onde é possível diminuir gastos ou aumentar receitas.

É importante para manter o fluxo de caixa saudável:

  • Registrar as entradas e saídas diariamente
  • Planeje e anote as entradas e saídas futuras para criar projeções
  • Veja e estude seu saldo todos os dias (o saldo presente e o saldo futuro)
  • Se estiver em déficit: veja opções para aumentar o capital de giro, como investimentos externos ou empréstimos
  • Se estiver em lucro: estude a possibilidade de aplicar em CDB’s, LCI/LCA ou mesmo ativos na bolsa de valores

O modelo de fluxo de caixa mais simples leva em conta seus gastos (saídas) e recebimentos (entradas). Para obter o saldo por período, basta fazer a conta:

[lucro ou prejuízo] = [entradas] – [saídas]

Claro que muitos outros fatores devem entrar nesta equação: taxas, impostos, rendimentos de aplicações, despesas fixas e eventuais, etc.

Mas a ideia básica do fluxo de caixa é esta: saber o que entra, o que sai, e quanto sobra num determinado período de tempo.

Planilha Excel ou Software de fluxo de caixa?

Existem inúmeros produtos de software que oferecem a praticidade de gerir sua operação financeira com ferramentas online. Para citar alguns, conheço o Conta Azul e o ZeroPaper. Mas se você quer começar rápido, sem grande curva de aprendizagem, basta abrir uma planilha Excel e começar a inserir os dados, não é?

Depois você pode se preocupar em pensar se vale a pena investir ou não em um software. Na maior parte das vezes vale sim, migrar da planilha para um software.

Decidi listar aqui as planilhas de fluxo de caixa mais completas que encontrei na rede. A maioria é gratuita e oferece um bom leque de opções.

Coloquei na lista uma planilha de fluxo de caixa paga para completar o mix. Trata-se da planilha da Luz.vc. Eles estão de parabéns pelo trabalho extremamente profissional.

4.5/5 - (21 votes)