O marketing digital têm crescido exponencialmente. É um serviço muito buscado e por isso há um grande mercado. Aumente suas chances de fechar negócio, criando propostas comerciais profissionais!

Você ja deve ter ligo o artigo de como elaborar uma proposta comercial neste site. Provavelmente baixou o modelo de proposta comercial e ja começou a escrever a sua.

Agora, que tal melhorar ainda mais sua proposta e acertar na mosca para vender seus serviços? Se você seguir à risca as próximas 3 dicas, será capaz de criar uma proposta comercial matadora e tenho certeza que as chances de fechar negócio irão aumentar muito!

Não envie estimativas

Uma proposta comercial tem mais chances de ser aceita pelo cliente do que uma estimativa.

Geralmente a estimativa informa somente o preço e algumas informações sobre o projeto. Por outro lado, a proposta comercial é um documento persuasivo que convence muito mais. A proposta comercial deve focar no problema do cliente e em como você irá soluciona-lo.

Deve ficar claro que somente informar o valor do produto sem explicar seu valor para o cliente, pouco adianta. A única ressalva é para os casos onde você teve uma ou várias reuniões e o cliente ja ficou convencido. Ele disse que quer fechar negócio e apenas espera uma formalização. Aí sim, você deve optar por uma estimativa de custo, pois não tem mais que convencê-lo. Trata-se apenas da apresentação do custo e sua formalização.

Não escreva propostas muito longas

Propostas com poucas páginas tem muito mais chances de serem aceitas pelos clientes.

O fato é que nem você, nem seus clientes gostam de ler longos documentos. Sempre estamos com pressa e ver um documento de 5 páginas ou mais, já começa a assustar. A maioria dos cliente acaba apenas passando rapidamente os olhos na proposta, parando em seções que mais interessam.

O segredo aqui é manter suas propostas curtas e objetivas. Como ja disse antes, foque no problema do cliente e em sua solução: é isso que realmente importa. Não perca tempo com apresentações sobre sua empresa, a menos que você nunca tenha se apresentado ao cliente (o que é um erro). Ainda assim, se quiser falar sobre sua empresa, deixe isso para as seções finais da proposta comercial.

Envie a proposta o mais rápido possível

Quanto antes enviar sua proposta comercial para o cliente, mais chances terá de fechar negócio.

Estamos mais propensos a aceitar uma proposta enquanto o novo projeto está fresco em nossas mentes e ainda temos aquela empolgação inicial. A medida que o tempo vai passando, outras ideias e projetos vão surgindo e naturalmente a empolgação inicial desaparece. Seja rápido para enviar sua proposta após uma reunião. Eu costumo enviar logo no mesmo dia da reunião 😉